sexta-feira, julho 04, 2008

O Grande Jogo dos Talentos


Toda a gente fala da qualificação das pessoas, da aposta na formação, na formação ao longo da vida, etc. São palavras gastas e quase já custa ouvi-las quando proferidas, vezes sem conta, por políticos e outros responsáveis.
Mas porque é que a qualificação das pessoas é, afinal, importante para Portugal? Ou melhor, porque é que é cada vez mais importante?
A globalização não é só a competição global pelos capitais. É também a competição global pelas qualificações, o “Grande Jogo dos Talentos”.
A ascensão (quase “erupção” devido à sua velocidade e impacto) de economias de milhares de milhões de pessoas (China e Índia) e a crescente concorrência entre blocos desenvolvidos pela construção de economias baseadas no conhecimento, associada à difusão e “miscigenação” de novas tecnologias (Tecnologias da Informação e da Comunicação, biotecnologias, engenharias várias) e à transformação provocada pelo envelhecimento da população nas sociedades desenvolvidas, comporta uma valorização global do talento.
Os talentos (e o conhecimento) são cada vez mais decisivos em economias que se querem basear na inovação, na criatividade, na tecnologia e no alto valor acrescentado dos seus produtos e serviços. E potencialmente mais raros em sociedades envelhecidas. Esse talento pode ser técnico, artístico, criativo. Pode ser também a capacidade especial de aprender em permanência, de mudar, de aceitar riscos e desafios. De mobilizar excepcionalmente equipas, de gerir e de liderar.
É neste contexto que melhor se percebe o “Grande Jogo dos Talentos”, a competição acérrima e decisiva pelas qualificações e pela atracção e retenção de pessoas (e equipas) qualificadas/talentosas (nos países, nas regiões e nas empresas).
Olhando para Portugal é possível ser optimista e pessimista, como habitualmente. Podemos ser pessimistas se salientarmos o número de portugueses qualificados fixados no estrangeiro, as dificuldades em aproveitar pessoas estrangeiras qualificadas a residir em Portugal, o envelhecimento da população, as instituições avessas à mudança e que encaram o talento – e a diferença - como uma ameaça, os problemas ao nível da atracção e retenção de Investimento Directo Estrangeiro, as historicamente baixas taxas de retorno do investimento em educação/qualificação, o insucesso e o abandono escolares e os índices de pobreza e exclusão social.
Podemos ser optimistas se considerarmos a proliferação de iniciativas no âmbito da Sociedade da Informação, o potencial a explorar (em exploração?) de atracção dos portugueses qualificados espalhados pelo Mundo e de atracção de imigrantes qualificados, as “empresas-iguaria” que existem em Portugal em diversos sectores (exs: Critical Software, YDreams, Mobicom, Bial, Chipidea, Logoplaste, Martifer, Renova etc - algumas delas spin-offs das Universidades e Centros de Investigação) e o nível muito significativo de investimento público em educação/formação.
De qualquer forma, independentemente do nosso optimismo ou pessimismo individual, o “jogo” já está a decorrer. Vamos ver quem ganha.

2 comentários:

Hugo Ferreira Garcia disse...

Nunca gostei da palavra talento. TAlvez seja porque nunca encontrei facilidade em nenhuma área.
A única coisa que faço com bastante facilidade é ensinar, mas acho que é só porque tenho tantas dificuldades para aprender que, facilmente compreendo as dificuldades dos meus alunos.

Uma palavra que me cativa muito mais é "oportunidade".
Que combina muito bem com outra palavra muito feia, mas com um significado lindo, que é "empurrãozinho".

(nota: juro que não existe nenhuma mensagem subliminar neste comentário)

é do espaço livre à nossa frente (oportunidade) e da pressão à retaguarda (empurrãozinho) que resulta o movimento. Pura física: se a pressão é maior de um lado que do outro, o objecto, neste caso pessoa, tende a deslocar-se.

O factor de competitividade dos países centra-se então na pressão que a sociedade exerce sobre os indivíduos. Como o post chama a atenção, muitos dos grandes casos de sucesso são spin-offs de universidades.

Mas será que fazemos mais pressão no sentido positivo, ou no sentido de travar ?
Será que aplaudimos mais os sucessos ou apontamos os fracassos?
Será que nas escolas e universidades reina a criação intelectual e artística ou a avaliação?

Será que o nosso sistema educativo cria grandes mentes, ou como diz Ken Robinson no TED, estamos a matar a criatividade ?

Acredito que a resposta a esta pergunta, nos dirá se Portugal será uma super-potência nos próximos 20 anos.

Unknown disse...

Bom 2009!!!
Abraço,
José Carreira